Notícias
História
Galeria
Tradições
Locais de interesse
Caracterização
Associativismo
Obras
Turismo
Regulamentos
Localização
Livro de visitas
 
 
Informações gerais

O Orago da Freguesia de Palaçoulo é São Miguel, que foi sempre muito amado e venerado pelo povo de Deus. O Senhor o constituiu guarda e protector da Nação Israelita, como se lê no profeta Daniel: “Surgirá Miguel, Miguel, o grande Príncipe, que guardará o teu povo.” ( Daniel as intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo, quer no Novo Testamento, motivaram da parte da Igreja, desde o principio, uma especial veneração por este Arcanjo que ela sempre considerou e honrou com um culto especial, como guarda e protector da família divina no seu peregrinar por este Mundo até à casa do Pai. Em documentos oficiais de Sumos Pontífices e de modo especial no culto litúrgico, Miguel é honrado como protector e guarda da Igreja e como padroeiro dos agonizantes; também é ele quem introduz as almas dos que deixam este mundo, junto do trono de Deus para o julgamento.
A Igreja de que ele é o protector e guarda defensor da família divina que somos nós, os cristãos, invoca-o como advogado de defesa na vida e na hora da morte.

Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades do demónio.
Ordene-lhe Deus, instantaneamente o pedimos.
E vós Principie da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas!
Amem.

Património:
Referência para a Igreja Matriz, de apreciável dimensão e bastante bem conservada, e para as Capelas de S. Sebastião e da Srª do Carrasco. Existem interessantes exemplares da arquitectura regional de feição popular. A norte do aglomerado encontram-se vestígios de um Castro talvez romanizado -"Penhal Castro", e ainda vestígios de um povoado romano, o "Toural".
No lugar de Prado Gatão, destacam-se a Igreja e as Capelas de Stº Cristo e de Stª Bárbara.

População
A nível populacional, a freguesia de Palaçoulo conta actualmente com 564 residentes, sendo 534 o número de eleitores recenseados na povoação. Em termos percentuais, a população com idade igual ou inferior a 15 anos corresponde a 13%, sendo a percentagem de adultos em idade activa de 64%. A população idosa, com idade igual ou superior a 65 anos, completa o número de residentes com uma percentagem de 23%.

Desenvolvimento económico.
No âmbito económico, o sector primário foi em tempos, através da agricultura, a principal fonte de rendimento da freguesia, dedicando-se, hoje a esta actividade, a tempo inteiro, 45 famílias.
Actualmente a propriedade encontra-se muito dividida, existindo no entanto, condições para a cultura do trigo, do centeio , da cevada, da aveia, de tremoços, de lentilhas, entre outros. Neste campo é também importante a extracção de cortiça, outro dos importantes factores económicos do povoado. A pecuária encontra-se desenvolvida, tendo em conta o facto de a carne Mirandesa ser considerada uma das melhores da Europa. Neste sector, destaca-se a criação de gado bovino, ovino, caprino, suíno, e outros.

O sector secundário é vasto na freguesia, contribuindo em muito para o seu progresso económico e social, visto ser impulsionador de vários postos de trabalho, trabalhando diariamente neste sector, o número de 126 pessoas. É representado pela indústria da cutelaria, tanoaria, artesanato, construção civil, serralharia, artes gráficas, fabrico de blocos e panificação.

O sector do comércio e serviços, ou seja, o terciário, é de igual importância para a freguesia, dando emprego a 38 pessoas. Assim os habitantes de Palaçoulo, para alem dos serviços à sua disposição, podem também contar com vários tipos de estabelecimentos comerciais, em número suficiente para satisfazer as suas necessidades.

Em termos de acção social os habitantes mais idosos da freguesia dispõem de um lar da Terceira Idade, com capacidade para 17 pessoas, que também presta assistência domiciliária a vinte e quatro idosos. A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro pretende efectuar ampliação, graças às condições dadas pela freguesia, visto neste momento não ter capacidade, nem condições para satisfazer os pedidos de internamento solicitados. Os serviços prestados em termos de internamento e assistência domiciliária não são unicamente dirigidos aos idosos da freguesia de Palaçoulo, usufruindo deles também, os idosos de freguesias vizinhas.

No campo da saúde, os utentes de Palaçoulo possuem um posto médico, a funcionar nas instalações da Casa do Povo, onde podem receber consultas às segundas e quintas-feiras. Para qualquer urgência, os utentes da freguesia terão de se deslocar à sede concelhia para tratamento médico e hospitalar.

A nível educativo, o ensino não foi deixado ao acaso na freguesia, dispondo de estabelecimentos onde as crianças dão o seu primeiro passo no mundo da educação escolar. Assim em palaçoulo existe um infantário, para os mais pequenos, frequentado por 12 crianças; duas escolas básicas do 1º ciclo, uma na aldeia de Palaçoulo, com duas salas contíguas, sendo leccionado o 1º e 2º anos numa das salas, com nove alunos no total, e o 3º e 4º anos na outra, com 13 alunos; a outra escola situa-se na Aldeia de Prado Gatão, onde estudam 4 alunos.

 
[+|-] Energica