Notícias
História
Galeria
Tradições
Locais de interesse
Caracterização
Associativismo
Obras
Turismo
Regulamentos
Localização
Livro de visitas
 
 
História

Uma das mais importantes freguesias do Concelho de Miranda do Douro, está localizada na região sudoeste do território do Concelho, a 2 quilómetros de distância da sede concelhia. Esta freguesia inclui, para além de Palaçoulo, o lugar rural de Prado Gatão.
Há indícios de que o seu povoamento tenha tido inicio em épocas pré-históricas. Esta conclusão é fundamentada pela descoberta de figuras rupestres em Palaçoulo. O espólio aqui encontrado é composto, para alem de desenhos gravados em rocha, por algumas escavações feitas na pedra, identificadas como possível Santuário rupestre, sendo distinguidos, nas rochas marcas de espaços rectangulares e do que parecem ser pias. Estes achados são de extrema importância histórica e valor arqueológico.

Há também manifestações da permanência romana no território da freguesia, confirmados pela existência de vestígios de um Castro talvez romanizado (Penhal Castro), a Oeste da povoação, e ainda vestígios de um povoado romano, o “Toural”.
Crê-se que o seu topónimo tenha tido origem na língua Latim, com o termo “Palatiolum”, sofrendo uma transformação para Palaciolo na Idade Média, sofrendo evolução para Palaçuolo, em Língua Mirandesa.

A Heráldica da freguesia, cujo o parecer foi emitido a 24 de Abril de 2001, é composta por Brasão, Bandeira e Selo, figurando em cada um deles o seguinte: Brasão – Escudo de ouro, feixe de uma espiga de trigo e duas de centeio, de verde, passadas e atadas de vermelho, entre duas rodas dentadas de vermelho, tudo alinhado em faixa. Em chefe, cruz da Ordem de Cristo. Coroa mural de prata de três torres. Listel Branco, com a legenda a negro: “Freguesia de Palaçoulo”; Bandeira – de cor verde. Cordão e borlas de ouro verde. Haste e lança de ouro; Selo – nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Palaçoulo – Miranda do Douro”.

 
[+|-] Energica